Atlantis – David Gibbins


A leitura em qualquer língua que não seja a portuguesa é para mim um pouco complicada. Apesar de ter alguma formação em inglês e continuar a manter uma grande ligação a essa língua “universal”, o certo é que a leitura de um romance é mais demorada e a sua compreensão não será porventura a melhor. No entanto, sinto a necessidade de fazer esse esforço e a última tentativa foi com o livro de David Gibbins, Atlantis, que entretanto já viu a luz do dia em português.

Tinha uma grande expectativa em relação ao livro. Primeiro porque o seu autor é um arqueólogo e eu adoro a arqueologia. Segundo, o tema Atlântida sempre fez parte do meu imaginário de fantasia que toca a história da humanidade. Terceiro, porque os romances com base na história estão em voga e eu tenho-os lido avidamente.

Devo dizer que o livro não me decepcionou. Tendo por base uma versão da história da Atlântida (que invoca o fim da Idade do Gelo como a razão principal para a ocorrência do grande dilúvio que terá exterminado a civilização mais avançada da humanidade antiga), o romance desenvolve-se pelos meandros da arqueologia, da história, mas também dos conflitos políticos que invadem o nosso mundo nomeadamente no Próximo Oriente.

Aliás não temos uma história de conspiração internacional em que existem grupos dominantes mas escondidos a manobrar as esferas do mundo, mas sim, a queda da União Soviética e o seu desmantelamento e supremacia de senhores da guerra que cresceram com os espólios do grande império soviético que muita gente desconhece a existência. A ameaça nuclear sobre toda a zona do Mar Negro e as tensões entre a Turquia e países vizinhos servem também de enquadramento para a história de Atlântida.

E a história é a de um povo que remonta aos primeiros hominídeos e que venera o Homem original como Deus e que desenvolve a tecnologia como nenhum povo até então, nomeadamente através da utilização do cobre. A queda de um império provocada por factores naturais e que não teve continuidade por ordem das altas instâncias religiosas da Atlântida. Apenas a ligação ao Egipto Antigo permite algum conhecimento.

Destaque ainda para os pormenores relacionados com a arqueologia e tecnologia submarina. A descrição de equipamentos e técnicas quase parece saída de um programa da National Geographic.

Recomendo vivamente a leitura para quem quiser saber um pouco mais sobre a história da Atlântida mas também dos povos que actualmente povoam a zona do Mar Negro.

Anúncios

5 comentários

Filed under David Gibbins, Romance

5 responses to “Atlantis – David Gibbins

  1. >ainda não estou a meio e não consigo pousar o livro! a leitura é um pouco complicada devido aos termos técnicos mas vale a pena o esforço! também eu tenho um lugar cativo para a lenda da atlãntida e acho que a explicação providenciada está fantástica!bom blog!

  2. >Gostei da sua resenha sobre o livro. Estou na metade e como nossa amiga disse, também não consigo parar de ler, exceto quando estou no serviço. Uma ótima leitura para quem gosta de História, Geografia, Arqueologia e afins. Este sim, merecia mais valor do que O Código Da Vinci.Continue com o Blog. Boa sorte!visite: http://labirintodospensamentos.blogspot.comainda está em fase de iniciação, mas se der tudo certo, pretendo deixá-lo com muitas informações.[Sophia]

  3. >Muito bom os assuntos resenhados por você…Gostei muito do nome e do blog é claro!…Até mais!…Depois dá uma passada no meu bloghttp://aarcaperdida.blogspot.com

  4. >Sempre os livros mostram como o de Gibbins, um tipo de perspectiva a respeito de um assunto em particular. O livro O Medalhão de Atlântida é também um desses.É uma estória excelente e com final surpreendente.pode ser encontrado no site:www.biblioteca24x7.com.brwww.amazon.com

  5. >Bom, eu comecei a ler o livro a pouco tempo, mas jah estou amando, eh dificil para de ler!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s