Os Templários – Barbara Frale


Os Templários - Barbara Frale

A ordem dos Templários tem vindo ao longo dos tempos a gerar enorme curiosidade pela secretismo que sempre lhe foi associado. Da sua génese ao seu desaparecimento (se é que se passou), passando pelo seu papel nas cruzadas ou como banco fiduciário dos reinos europeus ou pela sua eventual existência ainda no seio das nossas comunidades, a Ordem do Templo é um dos exemplos perfeitos de organizações que existiram à margem das administrações políticas, religiosas e sociais, pensando por vezes que as dominassem.

O livro escrito pela investigadores Barbara Frale pretendeu fazer uma breve resenha da história dos Templários, começando na sua origem virada para a proteção dos peregrinos que se deslocavam à Terra Santa, no seu crescimento e aumento de influência até ao processo que terá levado ao seu desaparecimento.

Sinceramente para um livro escrito com base em informação dos Arquivos secretos do Vaticano, estava à espera de muito mais. O nascimento da ordem não dá, de todo, a informação completa que esperava, assim como, o seu desenvolvimento e importância na Terra Santa. Pelo contrário, o livro dá ênfase à influência que teve na Europa, à relação conturbada com o jogo de poderes no Vaticano e ao processo que o rei francês Filipe, o Belo instaurou e que levaria ao desaparecimento da Ordem em França.

Faltou ainda um estudo mais aprofundado das consequências do seu desaparecimento, as tentativas de reacender a chama templária no sul da Europa ou mesmo a transposição dos ideais templários para outras organizações ainda à data de hoje existentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Barbara Frale, História

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s