História da China – Stephen G. Haw


Historia da China - Stephen G. Haw

Condensar num só livro toda a história de um país (melhor, de uma civilização), ainda por cima do país mais populoso à superfície terrestre não é tarefa simples. Stephen G. Haw propôs-se ao desafio de partir de há 4.000 anos e percorrer sinteticamente a história da China, focando os momentos essenciais, as personagens mais influentes e o seu legado no futuro.

Não esperava uma resenha exaustiva e não a encontrei. A verdade é que o livro será uma boa introdução ao estudo da história e cultura chinesas, da qual conhecemos sobretudo o último século ou, na melhor das hipóteses, os primeiros contactos com os portugueses em Nanquim e Macau (também ligeiramente tocados pelo livro, que dá maior importância a Hong Kong ou Taiwan, por exemplo).

No fundo, serviu para alimentar a curiosidade e fazê-la crescer para me focar em alguns pontos da sua história: a Guerra do Ópio ou alguma das dinastias que governaram uma China que embora tenha sofrido alterações nas suas fronteiras, desde cedo definiu uma identidade própria como povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under História, Stephen G. Haw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s