A Morte de Ivan Ilitch – Lev Tolstoi


Para quem leu o Guerra e Paz, Ana Karenina ou Ressurreição, um livro de Lev Tolstoi de 80 e poucas páginas parecerá um qualquer devaneio de fim-de-semana de um dos maiores vultos da literatura mundial.

Adquiri-lo, foi um acto de curiosidade acima de tudo e nem sabia bem o que me esperaria. O prefácio é de António Lobo Antunes e levanta a questão: Será uma obra sobre a morte ou uma obra que nega a morte.

Ao terminá-lo não sei responder à questão. É uma obra que gira em torno da luta de Ivan Ilitch para chegar a um estrato profissional e social superior e sobretudo da sua incapacidade de lidar com uma doença que o torna fraco no seio da família, do trabalho, da sociedade. Que o isola, encontrando o único consolo quando o seu criado Guerassim lhe segura nas pernas.

Vejo nesta obra tantas histórias de pessoas conhecidas ou desconhecidas, que lutam uma parte da sua vida por algo intangível como o sucesso profissional e social e se resignam perante a doença, até que chegam ao momento da morte e se dão conta que afinal nada no seu percurso valeu a pena. Ou terá valido?

Tal como todas as outras, uma obra-prima de Lev Tolstoi, porque as obras-primas não se medem no número de páginas, mas nas vidas que tocam.

Deixe um comentário

Filed under Autor, Lev Tolstoi, Romance

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s