Nirvana & o Som de Seattle – Brad Morrell


Sou um fã incondicional dos Nirvana desde os meus 15 anos. A música destes chegou a mim na altura exacta e nunca mais me deixou. O sentimento de alienação social, da cultura alternativa, as camisas de flanela, o cabelo comprido, os ténis Converse All Star, tudo isso fez parte da minha juventude e são muito do que eu sou hoje e não o renego e nunca o farei.

Procurei este livro lançado originalmente em 1994, após a morte de Kurt Cobain, incessantemente nos anos subsequentes e embora tenha obtido outros biográficos dos Nirvana ou de Kurt Cobain, este sempre me escapou. Este Natal, lá estava no sapatinho! 20 anos após o lançamento de Nevermind, 17 anos depois do lançamento do livro, aí chegou ele até mim e foi um momento de felicidade extrema.

Não é tanto um livro biográfico dos Nirvana ou de Kurt Cobain! Embora tenha muitos dos detalhes da história destes, foca sobretudo o que deu origem ao movimento grunge, o que o rodeou e o que sobreviveu. Fala da importância da Europa como trampolim para este movimento, da editora Sub Pop, da transferência dos talentos de Seattle para as editoras “major”, como viveram e sobreviveram talentos como os Melvins ou Mudhoney.

Mas não esqueceu Kurt Cobain e a sua esposa Courtney Love. Defende acerrimamente o casal e a dificuldade de Cobain em lidar com as “histórias” da imprensa. Conta os últimos momentos de Kurt Cobain sem o tratar como toxico-dependente, mais uma vítima da heroína, dando-lhe uma face humana e menos de um símbolo de uma geração.

Adorei!

Deixe um comentário

Filed under Biografia, Brad Morrell

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s