Alcora: O Acordo Secreto do Colonialismo – Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes


O Exercício Alcora foi o nome dado a uma aliança politica e sobretudo militar entre Portugal, Republica da África do Sul e Rodésia numa tentativa de garantir a hegemonia de governação branca na África Austral.

Nunca reconhecida externamente e escondida internamente, esta aliança funcionou um pouco como acto de desespero de um Portugal colonial incapaz de manter as suas “províncias” ultramarinas e da ambiguidade da sua posição ao assumir-se sempre como um regime multi-cultural e racial ao invés dos regimes de apartheid da Republica da África do Sul e Rodésia.

Este livro mostra-nos um estudo aprofundado das razoes que deram origem ao Exercício Alcora, das manobras para a sua criacao e o seu final com a Revolução de 25 de Abril de 1974. Cheio de documentos obtidos dos arquivos da Torre do Tombo, da correspondência de Marcelo Caetano é uma obra imprescindível para a compreensão do Portugal ultramarino do pré-25 de Abril, demonstrando a ambição sul-africana e a fragilidade portuguesa num mundo em mutação em que os jogos internacionais entre os blocos capitalista e comunista se apresentavam num dos pontos fulcrais do futuro africano.

Anúncios

2 comentários

Filed under Aniceto Afonso, Carlos de Matos Gomes, História

2 responses to “Alcora: O Acordo Secreto do Colonialismo – Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes

  1. Alguém que sabe do que fala

    Não existia apartheid na Rodésia.

  2. João Martins

    “acto de desespero de um Portugal colonial incapaz de manter as suas “províncias” ultramarinas”…se fosse verdade não tinha sido necessário fazer um tirano golpe de Estado e abandonar cobardemente os territórios….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s